Reforma de filtros do Semae avança com entrega de segunda unidade; medida amplia eficiência
15 jul 2021
O Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) recebeu, na quarta-feira (14/07), o segundo de seis filtros da Estação de Tratamento de Água (ETA) Centro que estão sendo reformados para proporcionar mais eficiência ao processo de produção e distribuição de água potável. O primeiro filtro reformado, e que já está em operação, foi entregue em junho. O investimento é de R$ 550 mil para reforma dos seis filtros, com previsão de finalização até o final do ano.
Concluído este trabalho, as seis unidades terão um acréscimo na capacidade de tratamento, passando de 120 para 180 litros de água por segundo – um volume equivalente à capacidade média de tratamento de toda ETA Leste, no Socorro, por exemplo.
As unidades passam por substituição de ramais, difusores, crepinas (componentes para retenção de partículas sólidas) e demais elementos filtrantes, além de pintura própria para estruturas sujeitas a umidade constante.
A reforma dos filtros acompanha outras ações para melhorar a eficiência na operação da distribuição de água. Também na ETA Centro, o Semae concluiu recentemente a implantação de um novo sistema para aumentar a agilidade durante a limpeza dos decantadores (tanques utilizados para remoção de partículas).
O sistema é composto por três decantadores, com dois pontos de limpeza por jateamento cada um. Após as intervenções, passaram a ser cinco pontos por decantador.
No ano passado, a autarquia instalou um segundo tanque de geocálcio (hidróxido de cálcio), produto alcalinizante utilizado no tratamento da água. Com capacidade de 50 mil litros, a unidade possibilitou ao Semae armazenar o dobro da substância, o que deu mais autonomia no processo de tratamento e maior reserva operacional. Outra vantagem é que o segundo tanque facilita as manutenções, pois quando uma unidade estiver parada para eventuais reparos, a outra poderá seguir em funcionamento, sem interrupções no tratamento da água.
Esgoto
O Semae também concluiu uma extensão de redes de esgoto na Vila Nova Aparecida, em Cezar de Souza. Foram investidos R$ 141 mil na implantação de 370 metros de tubulações que atenderão a 35 residências na avenida Major Mello e ruas Justiniano José da Rocha, Sales Torres Homem e Álvares de Azevedo. As ligações estão sendo executadas gradativamente. O esgoto coletado nessas áreas será encaminhado para a Estação de Tratamento da autarquia, também em Cezar de Souza.